Tecnologia 

Pesquisadores estão desenvolvendo lentes telescópicas

Um grupo de pesquisadores formado por membros da University of California San Diego, da Ecole Polytechnique Federale de Lausanne. na Suíça, e da Pacific Science & Engineering Group postaram recentemente um trabalho na revista científica Optic Express falando do desenvolvimento de lentes que pode aproximar as imagens, como um telescópio.

As lentes possuem pouco mais de um milímetro de espessura, e são equipadas com minúsculos espelhos que atuam como ampliadores de imagem. Essas lentes possibilitarão a pessoa que as utilizar a selecionar entre a visão normal e a visão ampliada.

Essa seleção será feita através de um óculos de visão 3D, que é uma modificação dos óculos 3D utilizados para a televisão. Esses óculos possuirão polarizadores que filtrarão certos tipos de onda e dessa forma farão a seleção do tipo de visão desejada.

A pesquisa está sendo financiada pela DARPA (Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas em Defesa), que é uma agência dos Estados Unidos responsável por desenvolver tecnologias para o uso militar (a mesma agência que está financiando o interessantíssimo projeto PetMan). O motivo inicial da pesquisa era fabricar dispositivos que dessem uma visão além do alcance comum aos soldados, porém, a solução encontrada poderia resolver alguns problemas oculares em pessoas mais velhas.

O projeto ainda não está pronto para ser testado em humanos, ainda há muito trabalho a ser feito para que o projeto tenha bons resultados, porém, ele é bastante promissor.

Via Cnet

Related posts

Deixe seu comentário