Dicas 

Confira alguns programas para desligar o computador automaticamente

Se você é daqueles tipos de usuários que geralmente deixa o computador ligado de madrugada para fazer algum download ou uma verificação de vírus bastante demorada, seu gasto com energia deve ser um pouco alto. Mas existem alguns softwares que podem ajudar nessa situação e lhe fazer economizar um pouco, pois eles têm a função de desligar o computador no horário que você estipular, dispensando que ele fique a noite toda ligado. Confira alguns detalhes sobre 3 softwares que te ajudarão bastante nessa tarefa.

DelayedSleep

O DelayedSleep é bastante simples, porém não deixa de ser eficiente. Ele possui apenas 2 formas de configurar. A primeira chama-se “By Duration”, que quando ativada, o software começa a contar quanto tempo falta para ele desligar o computador. Já a outra se chama “By Specific Time”, que desliga o computador em um momento determinado pelo usuário. Apesar de tudo, suas funções são um pouco limitadas.

TimeComX

Já o TimeComX tem mais configurações e funcionalidades que o DelayedSleep. Um recurso interessante desse aplicativo é que você pode escolher opções diferentes para desligar o computador. Por exemplo: o computador está executando uma determinada atividade e você quer que ele apenas fique em modo de espera quando acabar. Isso é possível com o TimeComX.

 

Sua operação é basicamente a seguinte: Em “Task” você escolhe a tarefa que o software irá executar (desligar, por exemplo) e na opção “Event” a forma que o tempo será contado para a ação ocorrer.

Além disso, você pode configurar o software para avisar quando ele estiver próximo de desligar, criar perfis com configurações preparadas e visualizar um log das atividades do TimeComX.

 

SmartPower

O SmartPower é o mais completo dos 3 aqui mencionados, com ele é possível que você estipule algumas “regras” quanto ao desligamento do computador. Um exemplo disso é a possibilidade de determinar ao software que desligue o computador somente quando algum download que estiver ocorrendo seja concluído.

Além desse exemplo, existem várias outras configurações possíveis, como poder determinar se o micro irá desligar ou apenas entrar em “modo de espera”. Caso alguma regra estabelecida não seja cumprida, o software irá desligar o micro da maneira mais correta possível para não prejudicar o funcionamento correto da máquina.

Vale lembrar também que o próprio Windows tem uma função própria para desligar o computador automaticamente, através do comundo “shutdown” combinado com outras regras no prompt de comando do Windows, como na imagem abaixo. O prompt de comando, no Windows 7, fica em Todos os programas > Acessórios.

shutdown windows 7

Related posts

Deixe seu comentário