Notícias Tecnologia 

Avião Solar Impulse HB-SIA aterrissou de forma segura nesse final de semana

O avião movido a energia solar da empresa Solar Impulse cujo nome é HB-SIA aterrissou de forma segura nesse último final de semana. O avião decolou da cidade de São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos, atravessando o país e chegando até a cidade de Nova York.

A jornada do HB-SIA começou no dia 3 de maio e teve uma duração de 105 horas e 45 minutos, alternando as horas de voo com os momentos em que o avião passou no solo, para que os pilotos pudessem planejar as próximas etapas de sua viagem. O trajeto do Solar Impulse incluiu paradas nas cidades Phoenix, Dallas-Fort Worth, St Louis, Cincinatti e Washington DC, terminando por fim na cidade de Nova York.

Os fundadores da empresa Solar Impulse são os pilotos e cientistas suíços Bertrand Piccard e André Borschberg, que conseguiram fazer com que, pela primeira vez na história, um avião movido a energia solar atravessasse os Estados Unidos, voando dia e noite, sem utilizar sequer uma gota de combustível.

B. Piccard e A. Borschberg após a aterrisagem

“Voar de costa a costa sempre foi um marco mítico cheio de desafios para pioneiros da aviação. Durante esta jornada, tivemos de encontrar soluções para várias situações imprevistas, que nos obrigaram a desenvolver novas habilidades e estratégias. Ao fazer isso, nós estendemos os limites das tecnologias limpas e energias renováveis para níveis nunca alcançados antes.”

O Solar Impulse HB-SIA possui 12 mil células solares, envergadura de 63 metros e o peso de aproximadamente 1600 kg, o tempo de voo do avião chega a 26 horas e a velocidade média dele é de cerca de 70 km/h.

Apesar do grande sucesso, a Solar Impulse já possui planos bastante ambiciosos para um futuro próximo. A empresa planeja fazer uma viagem ao redor do mundo até 2015, utilizando o avião HB-SIB, que está em construção.

Para mais informações, acesse o site da Solar Impulse.

Related posts

Deixe seu comentário